Desde que iniciou a carreira militar em 2002, ingressando no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Leandro Matieli exerceu funções de extrema responsabilidade com passagens exemplares como: Oficial de Operações no Grupo Tático Móvel (GETaM); Chefe nas Seções de Planejamento do Batalhão de Choque (BPChoque) e Batalhão de Vias Especiais (BPVE); Gabinete do Comando Geral; Estado Maior da PMERJ – Planejamento Estratégico do Policiamento dos Jogos Pan-Americanos.
Leandro Matieli ainda atua como Tutor na Secretaria Nacional de Segurança Pública e Instrutor na formação de soldados da PMERJ.
Em 2009 foi escolhido pela Coordenadoria Especial Militar para atuar como ajudante de ordens do Prefeito Eduardo Paes. Já em 2012 foi indicado pelo próprio Prefeito para assumir o cargo de Inspetor Geral da Guarda Municipal, dando prosseguimento a um dos mais importantes projetos de ordenamento urbano da Prefeitura: Instalações das Unidades de Ordem Pública em oito bairros da cidade e o comando da Guarda Municipal durante a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. Assumiu a SEOP em abril de 2014 com o desafio da Copa do Mundo e já está de olho na preparação da cidade para garantir a ordem para as Olimpíadas de 2016.
Quais os maiores desafios da SEOP numa cidade como o Rio de Janeiro?
Acredito que seja a mudança de cultura e comportamento . Estamos ampliando o diálogo com a sociedade e promovendo campanhas de esclarecimento sobre direitos e deveres do cidadão.
O Poder Público tem feito seu papel intensificando as operações, cabe a população contribuir para que tenhamos uma cidade cada vez mais limpa, organizada e ordenada. O serviço 1746 é um excelente exemplo de como a sociedade e o Poder Público podem atuar em conjunto. Temos atendido as demandas de forma rápida e eficaz!
O que você considera como ponto positivo na sua gestão?
A significativa redução das ocorrências policiais no entorno do Maracanã e a devolução do espetáculo do futebol às famílias cariocas. Tudo fruto do planejamento e intensificação das operações contra o comércio ambulante e o estacionamento irregular na região. Melhoramos a fluidez nas entradas e saídas dos jogos sem impactar os bairros vizinhos.
As praias cariocas são outro exemplo de como as ações da SEOP estão fazendo a diferença na cidade. Temos um ambiente melhor fiscalizado e ordenado e o apoio total da população. Além de ser o principal cartão postal da cidade é um belíssimo espaço público de convivência.
A Presidente Dilma Rousseff acaba de sancionar a Lei que autoriza a utilização de armais letais por todas as Guardas Municipais do país. Qual o seu posicionamento sobre o assunto?
Considero um grande avanço e agora não resta dúvida quanto ao papel da instituição no contexto nacional; porém a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro proíbe a utilização de armas de fogo e assim continuará. O carioca já fez a escolha por uma GM-RIO sem armas letais e mais próxima a sua população.
Além da excelente atuação da GM-RIO em nossa região do SAARA. Que outras medidas estão sendo adotadas pelo Sr e o Chefe de Operações Gilmarcio para garantir a ordem em todo Centro?
Temos intensificado o trabalho de ordenamento urbano nessa área tão importante da cidade. Recentemente distribuímos as licenças dos ambulantes legais que atuam na região e ordenamos diversos assentamentos existentes. Estamos cobrando que respeitem as localidades para os quais estão licenciados.
Temos investido contra estacionamentos clandestinos e depósitos de mercadorias não autorizados.
Estamos trabalhando para que o Código de Posturas e as Leis Municipais sejam cumpridas. Devemos lembrar que o espaço público é para todos e não permitiremos que ele seja privatizado em benefício de alguns.