.
.

Entrevista com Secretário Leandro Matieli


Entrevista com Secretário Leandro Matieli

Desde que iniciou a carreira militar em 2002, ingressando no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; Leandro Matieli exerceu funções de extrema responsabilidade com passagens exemplares como: Oficial de Operações no Grupo Tático Móvel (GETaM); Chefe nas Seções de Planejamento do Batalhão de Choque (BPChoque) e Batalhão de Vias Especiais (BPVE); Gabinete do Comando Geral; Estado Maior da PMERJ – Planejamento Estratégico do Policiamento dos Jogos Pan-Americanos.

Leandro Matieli ainda atua como Tutor na Secretaria Nacional de Segurança Pública e Instrutor na formação de soldados da PMERJ.

​E​m 2009 f​o​i escolhido pela Coordenadoria Especial Militar para atuar como ajudante de ordens do Prefeito Eduardo Paes. ​Já em 2012​ ​​foi indicado pelo próprio Prefeito para assumir o cargo de Inspetor Geral da Guarda Municipal,​ dando prosseguimento a um dos mais importantes projetos de ordenamento urbano da Prefeitura: Instalações das Unidades de Ordem Pública em oito bairros da cidade e o comando da Guarda Municipal durante a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. Assumiu a SEOP em abril de 2014 com o desafio da Copa do Mundo e já está de olho na preparação da cidade para garantir a ordem para as Olimpíadas de 2016.

Quais os maiores desafios da SEOP numa cidade como o Rio de Janeiro?​

Acredito que seja a mudança de cultura e comportamento . Estamos ampliando o diálogo com a sociedade e promovendo campanhas de esclarecimento sobre direitos e deveres do cidadão.

O Poder Público tem feito seu papel intensificando as operações, cabe a população contribuir para que tenhamos uma cidade cada vez mais limpa, organizada e ordenada. O serviço 1746 é um excelente exemplo de como a sociedade e o Poder Público podem atuar em conjunto. Temos atendido as demandas de forma rápida e eficaz!

O que você considera como ponto positivo na sua gestão?

A significativa redução das ocorrências policiais no entorno do Maracanã e a devolução do espetáculo do futebol às famílias cariocas. Tudo fruto do planejamento e intensificação das operações contra o comércio ambulante e o estacionamento irregular na região. Melhoramos a fluidez nas entradas e saídas dos jogos sem impactar os bairros vizinhos.

As praias cariocas são outro exemplo de como as ações da SEOP estão fazendo a diferença na cidade. Temos um ambiente melhor fiscalizado e ordenado e o apoio total da população. Além de ser o principal cartão postal da cidade é um belíssimo espaço público de convivência.

A Presidente Dilma Rousseff acaba de sancionar a Lei que autoriza a utilização de armais letais por todas as Guardas Municipais do país. Qual o seu posicionamento sobre o assunto?

Considero um grande avanço e agora não resta dúvida quanto ao papel da instituição no contexto nacional; porém a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro proíbe a utilização de armas de fogo e assim continuará. O carioca já fez a escolha por uma GM-RIO sem armas letais e mais próxima a sua população.

Além da excelente atuação da GM-RIO em nossa região do SAARA. Que outras medidas estão sendo adotadas pelo Sr e o Chefe de Operações Gilmarcio para garantir a ordem em todo Centro?

Temos intensificado o trabalho de ordenamento urbano nessa área tão importante da cidade. Recentemente distribuímos as licenças dos ambulantes legais que atuam na região e ordenamos diversos assentamentos existentes. Estamos cobrando que respeitem as localidades para os quais estão licenciados.

Temos investido contra estacionamentos clandestinos e depósitos de mercadorias não autorizados.
Estamos trabalhando para que o Código de Posturas e as Leis Municipais sejam cumpridas. Devemos lembrar que o espaço público é para todos e não permitiremos que ele seja privatizado em benefício de alguns.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>